UnB em marcha pela democracia

Estudantes, trabalhadores e docentes da Universidade de Brasília (UnB) reuniram-se em marcha na tarde desta quinta-feira (18/10) para manifestarem-se em defesa da democracia e da universidade pública. As cerca de 150 pessoas percorreram todo o minhocão e seguiram até o Restaurante Universitário (RU). A atividade foi deliberada pelo Comitê pela…

Leia Mais

Todos os cursos nota 5 do Enade no DF estão na UnB

A Universidade de Brasília obteve destaque no resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2017, divulgado nesta terça-feira (9) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Com 12 cursos nota 5 e 24 cursos nota 4, a UnB foi a única instituição de ensino superior a receber conceito…

Leia Mais

Parabéns, professor e professora!

Prezados colegas professores e professoras, a ADUnB cumprimenta todos e a cada um, neste dia especial, pela escolha desta importante profissão. Também é um dia para refletirmos sobre o nosso papel na sociedade. Juntos, na ADUnB, lutaremos pelos nosso direitos. Em nome da diretoria do sindicato, parabenizamos a todos e…

Leia Mais

Todos pela Democracia e contra o ódio

A diretoria da Associação dos Docentes de Brasília (ADUnB) e o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília constituíram uma frente de defesa da universidade pública e dos valores democráticos. O Comitê “Todos pela Democracia e contra o ódio” funcionará como um observatório independente, destinado a acompanhar e denunciar…

Leia Mais

Um ato por dia, até o fim do segundo turno

As três principais entidades de representação da comunidade acadêmica promoverão agendas de debates e atos de protestos contra o fascismo e em defesa da democracia até o dia 28 de outubro, data que encerra o segundo turno da disputa pela Presidência da República. O objetivo do comitê Todos pela democracia…

Leia Mais

Orientação aos que receberam o ofício 768/2018

Desde  o  fim  do  mês  de  setembro,  docentes  aposentados  há  mais  de duas décadas têm se surpreendido com o recebimento de um ofício do Decanato de Gestão  de  Pessoas.  O  documento  comunica  a  redução  do  valor referente  a uma das vantagens quem compõem os rendimentos do professor aposentado. A ADUnB solicitou à assessoria jurídica um estudo sobre o ato administrativo em questão.  Os  advogados identificaram  inconsistências  legais no entendimento do DGP.  A  nota técnica  pode ser  lida  integralmente no site no sindicato, clique aqui para acessar o documento. O   mais  importante,  agora,  é  não   perder  o  prazo  de   recurso.  O  docente aposentado que foi notificado tem 10 dias corridos para se manifestar. A assessoria  jurídica da ADUnB está preparada para apresentar a defesa escrita. Os associados  devem procurar o sindicato para receber orientação acerca dos procedimentos.

Leia Mais

Luta pela democracia e garantia dos direitos

O contexto do aniversário de 30 anos da Constituição Federal exige uma alternativa entre o pessimismo desmotivador e o otimismo irreflexivo. Ao analisar os direitos conquistados após a redemocratização e as ameaças que pairam sobre essas garantias, o professor Luis Antonio Pasquetti, presidente da Associação dos Docentes da UnB – ADUnB, afirma…

Leia Mais

Progressão: ADUnB assume compromisso em prol dos direitos

Interpretações de normas jurídicas conflitantes têm prejudicado os professores da UnB no momento da progressão funcional múltipla. A ADUnB reuniu 40 associados, em reunião realizada no dia 24 de setembro, para ouvir dos docentes as principais dificuldades ao encaminhar processos com base em decisão aprovada pelo CEPE. No encontro, o…

Leia Mais

Revista Science destaca cortes na ciência

As expressivas reduções no orçamento destinado ao custeio da Educação, investimento em pesquisas e manutenção dos projetos acadêmicos têm chamado a atenção de cientistas do mundo inteiro. A política de cortes do atual governo e os impactos das decisões administrativas nos trabalhos dos docentes e pesquisadores ocuparam as páginas de…

Leia Mais

Democracia e educação como indicadores de esperança

O auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) estava lotado na noite da última segunda-feira (24/9) para a palestra da filósofa Marilena Chaui sobre democracia e universidade pública. Mais de 520 pessoas compareceram ao evento, que encerrou o primeiro dia de atividades da Semana Universitária 2018. Membros…

Leia Mais

UnB entre as melhores do mundo

A Universidade de Brasília faz parte do seleto grupo das melhores instituições educacionais do mundo. Ranking da revista Times Higher Education (THE) 2019 listou a UnB entre as mil universidades mais respeitadas e reconhecidas do planeta. O presidente da Associação dos Docentes da UnB, Luis Antonio Pasquetti, felicitou os professores…

Leia Mais

ADUnB organiza seminário sobre crise na Ciência e Tecnologia

A pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico no Brasil estão comprometidos em 2019. Para mobilizar as comunidades científica, tecnológica e acadêmica contra os cortes orçamentários nesses setores, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e a Associação dos Servidores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ASCON-CNPq)…

Leia Mais

Conheça as aulas de yoga da ADUnB

Buscando melhorar a saúde e o bem-estar dos(das) sindicalizados(as), a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) oferece aulas de yoga todas as terças e quintas-feiras. A yoga é uma prática milenar que trabalha intensamente os músculos do corpo, com exercícios de baixo impacto que também melhoram a postura…

Leia Mais

Documentário registra 32 anos de atividades do Ceam

Criado para promover estudos de temas pertinentes para a sociedade, com perspectiva transversal, inter e multidisciplinar, o Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB completa 32 anos de atividades em 2018. Instituído na Universidade de Brasília em período que coincidia com o fim dos governos militares e início do…

Leia Mais

Reunião debaterá progressão e promoção funcional

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) conclama os professores e as professoras para discutir a construção de uma agenda de consenso destinada a garantir a aplicação da Resolução 179, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Diante das controvérsias que marcaram a regulamentação da progressão e…

Leia Mais

Professor: venha compor os GTs da ADUnB

A vida acadêmica não se resume à construção das ciências e à transferência dos conhecimentos aos universitários. Com o objetivo de ampliar a participação dos professores e professoras no processo de representação sindical, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) estruturou sete eixos temáticos que serão guias da…

Leia Mais

Nota de Falecimento – Mário Diniz de Araújo Neto

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) comunica com imenso pesar o falecimento, nesta terça-feira (18/9), do professor Mário Diniz de Araújo Neto, do Departamento de Geografia (GEA). Mário era professor da Universidade de Brasília desde 1974 e diretor do Instituto de Ciências Humanas (IH) da UnB desde 2011.…

Leia Mais